quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Essa tal felicidade...


Felicidade, ou momentos felizes ? Eis a questão. Lembro sempre de um pedaço de uma música do Tim Maia, na qual com sua voz inesquecível soltava " e essa tal felicidade, hei de encontrar..." Na minha cabeça, certezas são poucas, mas uma eu tenho, não existe felicidade por completo, existem espasmos de felicidade, em que o mundo ao redor desaparece, e tudo parece perfeito.
Num mundo onde o ser foi superado pelo ter, e o ter pelo parecer, não sei mais o que significa ser feliz. Ser feliz explica-se por parecer feliz, nessa sociedade louca que vivemos. A tristeza, que há de ser vivida e refletida, não nos é permitida, deve-se, sempre, manter um sorriso no rosto, falsas palavras e uma mentirosa alegria. Tristeza não é doença, é um momento, assim como a alegria. Os altos e baixos da vida, e, até mesmo, do dia-a-dia, nos dão o equilíbrio que precisamos para crescer, e nos tornamos gente grande.
Mas, voltando à premissa, o que significa felicidade? Amor? Seria o amor o responsável pelo sorriso e o brilho nos olhos? Não é colocar responsabilidade demais em uma vertente só? Hum, então seria a saúde...Pode ser a felicidade proveniente de um corpo são? E a mente? Essa tem que estar em paz...
Pronto, descobri, paz, a paz é a responsável pela felicidade. Mas a paz interior independe da exterior? Complicada essa tal felicidade, hein Tim Maia? O que mais ouço hoje em dia, é que dinheiro traz felicidade, e há inúmeras explicações para o caso. Fica-se triste, consome-se, viaja-se, aproveita-se para curtir a vida. Mas...os problemas mundanos são esquecidos com as cifras, ou somente são paliativos, assim como remédios, como inúmeras coisas?
Conclui-se...felicidade não se explica, não se têm....vivem-se momentos de felicidade, que podem durar muito, pouco, mas , de fato, coexistem com o cotidiano....

Nenhum comentário: