terça-feira, 18 de março de 2008

Amor fati...

Se apenas escrever seu nome já é, para muitos, muito difícil, entender o significado dos seus dizeres é um pouco mais...para esclarecer...um pouquinho do grande mestre, Nietzsche, e seu conceito de AMOR FATI, a "fórmula para a grandeza do homem" e que significa:
"Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo".
O termo aparece varias vezes em
Gaia Ciência, mas é neste trecho em particular citada de forma mais clara:
"Quero cada vez mais aprender a ver como belo aquilo que é necessário nas coisas: - assim me tornarei um daqueles que fazem belas as coisas.
"Amor fati" [amor ao destino]: seja este, doravante, o meu amor" Não quero fazer guerra ao que é feio. Não quero acusar, não quero nem mesmo acusar os acusadores. Que minha única negação seja ‘desviar o olhar’! E, tudo somado e em suma: quero ser, algum dia apenas alguém que diz sim."
Para Nietzsche, "amor fati" é amar o inevitável, amar o destino, amar o justo e o injusto, o próprio amor e o desamor. Ou seja,"ser, antes de tudo, um forte", sem se reclamar da vida, sendo indiferente ao sofrimento. Uma retomada do antigo pensamento grego dos filósofos estóicos.

3 comentários:

Michele disse...

Como você escreve bem, que facilidade de expressar pensamentos e sentimentos de forma tão bonita, clara e objetiva!Você já é uma grande jornalista, mas tenho certeza que sua estrela brilhará ainda mais, por puro merecimento!
Linda a sua tatoo,intensa como a dona!!!
Literalmente marcada pela originalidade!
Parabéns pela coragem, ela deve estar sempre em nossas vida!
bjs Mi

Anônimo disse...

Amor Fati...o dionisíaco dizer "Sim à vida!"
Carol

Lais Tobias disse...

ah!
o primeiro comentari do meu blog!
hehe
estou começando!
mas escrever já faz parte de meu ser! ah sim! vou fazer jornalismo! se serei boa , já nao garanto, mais garanto que farei o possivel! para tonar a vida das pessoas bem melhor!
hehehe
você escreve muito bem! estou chocada!
hehe
parabens!
que dom!

aos que posssum o dom de escrever! eu admiro!
ehehe

obrigado pela visita
passe lá quando quiser!

beijos